Roberto Otsu - currículo e dados biográficos


Roberto Otsu nasceu em 23 de fevereiro de 1958, São Paulo, SP, Brasil.

Escritor, palestrante e professor de Taoismo e I Ching. Seu interesse pela Cultura Chinesa começou em 1976 com a leitura das obras do escritor e filósofo Lin Yutang e desde então tem se dedicado ao estudo do Taoísmo, Confucionismo e Zen-budismo. No final da década de 1980, através dos estudos da obra de Carl Gustav Jung, entrou em contato com o I Ching - O Livro das Mutações, um dos mais importantes livros de sabedoria oriental - e da humanidade.

É fonte de informação sobre Taoísmo e I Ching das revistas Filosofia, Bons Fluidos e Cláudia, de emissoras como CBN (programa Caminhos Alternativos) e GNT (programa Alternativa Saúde) e do portal Vamos Meditar.

Em 2006, publicou o livro A Sabedoria da Natureza e, em 2008, publicou O Caminho Sábio, ambos pela Editora Ágora/Summus Editorial, São Paulo.

Ministrou aulas de Taoísmo nos cursos de Pós-Graduações em Psicologia Transpessoal da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) coordenados pela Dra. Márcia Tabone, e nos cursos de reciclagem de Medicina Tradicional Chinesa da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo.

Professor convidado externo para ministrar aula sobre Taoísmo e I Ching no Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.

Dá atendimentos e aulas de I Ching e de Astrologia em São Paulo e em outras cidades do Brasil.